Boas-vindas

Boas-vindas

por GILDSON ALVES FIGUEREDO Equipe ETEPAC | Professor(a) | DS -
Número de respostas: 27

Sejam muito bem-vindos e bem-vindas ao curso técnico de Desenvolvimento de Sistemas!

Meu nome é Gildson Alves, professor de vocês nesta jornada pelo universo da tecnologia. O mundo hoje se move através de códigos. Desde o aplicativo que você usa para pedir comida até os sistemas dos grandes bancos, tudo depende de desenvolvedores de sistemas.

Escolher essa área significa escolher construir o futuro. Aqui no curso, nosso foco será a prática. Vocês vão aprender a: Pensar como programadores: Desenvolver o raciocínio lógico. Criar soluções: Escrever códigos que resolvem problemas reais.Trabalhar em equipe: Criar projetos juntos, como o mercado de trabalho exige. Não se preocupem se tudo parecer um "bicho de sete cabeças" no começo.

Aprender a programar é como aprender um novo idioma: exige paciência, treino e persistência. Eu estou aqui para apoiar cada um de vocês em cada linha de código digitada.Preparem seus computadores, abram suas mentes para o novo e vamos juntos nessa caminhada!

Grande abraço e excelente período de estudos!

Em resposta à GILDSON ALVES FIGUEREDO Equipe ETEPAC | Professor(a) | DS

Re: Boas-vindas

por WEDSON GABRIEL DA SILVA Estudante TDS EAG SN | -
Olá a todos! 👋
Boa noite! Me chamo Wedson Gabriel da Silva, estou no 2º período do curso semipresencial, moro em Carnaíba e estudo no polo Flores, na Escola de Referência em Ensino Médio Aires Gama.
🎯 Expectativas:
Espero aprofundar meus conhecimentos práticos no desenvolvimento de sistemas, compreender melhor as rotinas da área e trocar experiências enriquecedoras com os professores e colegas ao longo do curso.
💡 Motivação:
Como já sou discente no curso de Licenciatura em Ciências da Computação, sempre fui movido pela curiosidade sobre tecnologia, inovação e educação. Escolhi este curso técnico para fortalecer minha base prática e ter uma visão alinhada ao mercado de trabalho.
🚀 Objetivos:
Espero que este curso contribua para meu crescimento pessoal, acadêmico e profissional, conectando os conceitos da minha graduação com a prática do desenvolvimento de sistemas e me preparando para novos desafios no setor tecnológico.
Desejo um excelente semestre a todos nós! Abraços!

por PABLO GABRIEL DOS SANTOS BARBOSA Estudante 2026.2 DS | -
Ola, meu nome e Pablo Gabriel Dos Santos Barbosa, entrei nesse curso DS com o objetivo de aprender programaçao, gosto de criar coisas, e atraves das redes sociais, conheci essa area e enxerguei uma oportunidade de seguir esse objetivo. Faz um tempo que estou estudando e espero que atraves desse curso consiga aprofundar os meus conhecimentos e me tornar um futuro programador.

por SIMONE CRISTINA SACRAMENTO PEREIRA Estudante 2026.2 DS | -
Olá! me chamo Simone, já sou graduação e téc. em logística. Estou em busca de mais conhecimentos e de crescimento profissional, tenho muito interesse em aprender sobre os meios tecnológicos e a crescente implementação da Internet, IA, robótica, programas em nossas atividades diárias. Espero que este curso seja uma porta de entrada para me aprofundar neste novo cenário inovador.

por STÉFANE CAROLINE OLIVEIRA DA SILVA LIRA Estudante TDS PSQ SN | -
Olá, meu nome é Stéfane Caroline Oliveira da Silva Lira. Estou no 2º período do curso e moro em Pesqueira, estudo no polo de Pesqueira, localizado na Escola de Referência em Ensino Médio José de Almeida Maciel.
Comecei o curso com o objetivo de aprender programação e me aprofundar cada vez mais na área de tecnologia. Tenho interesse em adquirir novos conhecimentos, desenvolver minhas habilidades e conhecer melhor as diversas possibilidades que a área de tecnologia oferece. Espero que, ao longo do curso, eu possa aprender bastante, superar novos desafios e colocar em prática os conhecimentos adquiridos. Acredito que essa experiência será muito importante para o meu crescimento pessoal e profissional e poderá me ajudar a construir um futuro com mais oportunidades na área de tecnologia.

por GABRIEL MACHADO DE SOUZA Estudante 2026.2 DS | -
Olá, me chamo Gabriel Machado de Souza.
Espero que o curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas me dê as ferramentas necessária para evoluir na minha carreira. Há quase 20 anos trabalho na área industrial nos seguimentos de Instrumentação, Automação e Controle de Processos, e acredito que com esse curso poderei evoluir ainda mais na minha área de atuação.
Em resposta à GABRIEL MACHADO DE SOUZA Estudante 2026.2 DS |

por WESLIANA KELY MEDEIROS NUNES Estudante 2026.2 DS | -
Olá! Me chamo Kely Medeiros e atuo na área administrativa. Estou sempre buscando oportunidades para ampliar meus conhecimentos e contribuir com minhas experiências.
Neste momento, estou em busca de novos horizontes e oportunidades profissionais que me permitam crescer, desenvolver novas habilidades e agregar valor à equipe e à empresa.
Estou aberta a novas conexões e oportunidades. Será um prazer conhecer novos projetos e desafios!

por DOUGLAS TOMAS FERREIRA RIBEIRO Estudante 2026.2 DS | -
olá, me chamo Douglas Tomás
Sou formado em técnico em edificações e hoje atuo na área da construção civil como mestre de obras.
espero neste curso de Desenvolvimento de sistema evoluir meu conhecimento na área tecnológica, pois acredito que é uma área de trabalho que esta muito em alta .
desejo a todos um ótimo curso.

por RUAN LUCAS RODRIGUES COSTA Estudante 2026.2 DS | -
Meu nome é Ruan Lucas, iniciei esse curso com a visão de complementar minha bagagem técnica profissional. Pretendo através desse curso desenvolver habilidades em desenvolvimento web e mobile. Já fiz cursos nesse segmento, porém, vi a oportunidade de estruturar mais ainda o que conheço através do curso técnico em desenvolvimento de sistemas.

por RAIANNY THAYS TEIXEIRA RAMOS Estudante TDS ERJB SN | -
Prazer me chamo Raianny Thays estou no 2 semestre do curso .
Daqui uns 5 anos quero esta com minha PROPRIA EMPRESA .
Estou participando pelo polo JOÃO BEZERRA.
ESTOU AMANDO O CURSO POIS SEMPRE GOSTEI DE COMPUTAÇÃO , TIVE ESSA GRANDE OPORTUNIDADE DE INGRESSA NESSE CURSO.

por LUIZ CARLOS PERREIRA CAVALCANTE MENDES Estudante 2026.2 DS | -
Olá a todos! Boa noite! Meu nome é Luiz Carlos Pereira Cavalcante Mendes, atuo na área de educação e tecnologia, com experiência em redes de computadores, sistemas e inteligência artificial. Espero que este curso seja uma oportunidade para ampliar meus conhecimentos em desenvolvimento de sistemas, conhecer novas ferramentas e trocar experiências com professores e colegas. Minha motivação vem do interesse que sempre tive por tecnologia e pela vontade de continuar aprendendo e acompanhando as transformações da área. Espero utilizar os conhecimentos adquiridos no curso tanto para meu crescimento profissional quanto para enriquecer minha prática como professor e desenvolver novos projetos. Desejo a todos um excelente curso e uma ótima jornada de aprendizagem!

por KEILLA NATHALY DE LIMA Estudante 2026.2 DS | -
Meu nome é Keilla. Entrei no curso com a expectativa de adquirir conhecimento na área e aprender muito. Meu objetivo é poder atuar profissionalmente na área em um futuro breve.

por LARA CAROLINE AMANCIO MONTEIRO Estudante 2026.2 DS | -
Oi pessoal, meu nome é Lara, sou de Pernambuco, tô terminando o ensino médio e pretendo entrar na área de tecnologia quando for para faculdade
Minha expectativa nesse com o curso é aprender de fato oque é programação já que nunca tive contato, embora eu queira ir pra essa área eu não tenho notebook nem PC, e provavelmente vou passar um tempo sem ter, mas quero aprender ao máximo e dar meu melhor mesmo assim.
Desde nova eu sempre me interessei por tecnologia já que tive contato com telefone muito cedo, e eu tenho uma enorme curiosidade por saber como funcionam as coisas e como eu posso criar as coisas usando tecnologia.
Meu maior objetivo é conseguir conhecimento pois tô entrando aqui sem entender praticamente nada de programação, e sei que é uma área muito concorrida no mercado de trabalho então todo conhecimento é útil e valorizado nessa carreira.

Boas-vindas

por RICARDO DE ARAUJO MELO Estudante 2026.2 DS | -

Tudo bem!

Sou Ricardo, realizei um curso na área de informática mas nunca atuei. Venho adquirir conhecimento com intenção de seguir um novo caminho... Peço ajuda dos colegas, para que juntos, possamos seguir nesta nova jornada de braços dados, ajudando uns aos outros. O que facilitará e muito, esta trajetória, que tenho certeza, será de muito sucesso, para todos que se dedicarem!!! Abraços a todos!!!

por LUAN PEDRO TEIXEIRA DE ARAJO Estudante 2026.2 DS | -
Olá! Me chamo Luan e espero que esse curso me ajude a aprender muitas coisas que contribua para meu crescimento profissional, adquirindo novas habilidades, amigos e me ajudando a virar um desenvolvedor web. Nasci e resido em Pernambuco mas pretendo conhecer todo o Brasil um dia. Um bom semestre letivo a todos! 😊 Não desistam! 👍🏼

Bom dia a todos!
Meu nome é William Nascimento, sou de Bom Jardim-PE e atualmente trabalho como assistente administrativo. Sempre tive curiosidade pela área de TI, gosto de mexer com computadores e acredito que este curso pode abrir novos horizontes para mim.
Estou ansioso para aprender mais e espero aproveitar bastante esse período. Desejo que todos tenham ótimos aprendizados durante o curso!

por NAELSON DA SILVA SOUZA Estudante 2026.2 DS | -
Olá, boa noite! Sou Naelson Sousa, moro na Paraíba, natutal do Rio de Janeiro, mas trabalho em Pernambuco/Goiana. Sou formado em Matemática, UEPB (2016) - Campina Grande. Por gostar dos recursos e ferramentas digitais, vi neste curso uma grande oportunidade de adquidir novos conhecimentos em busca de melhorar, potencializar meu trabalho na educação e conciliar outras atividades voltada para tecnologia como uma nova oportunidade de trabalho profissional complementar. Espero aprender o máximo possível do curso, abrir ainda mais e cada vez mais a mentalidade e o pensamento computacional, trocar experiências com os professores e colegas, compreender o mercado de trabalho para este curso, os desafios desta área de conhecimento, jornada de atuação dos profissionais, entre outros. Além disso, pretendo fazer, após este curso, a graduação em ciência da computação.
Forte abraço a todos, que tenhamos um excelente módulo e curso.

por FATIMA KAROLINE DA SILVA PEIXOTO Estudante 2026.2 DS | -
Olá, pessoal!

Meu nome é Karoline, sou formada em Administração e atualmente trabalho na área de Tecnologia da Informação. Sempre tive interesse pela área de tecnologia e, por isso, decidi fazer o curso Técnico em Desenvolvimento de Sistemas, buscando ampliar meus conhecimentos e me desenvolver profissionalmente.

Minhas expectativas para o curso são aprender bastante sobre programação, desenvolvimento de sistemas e novas tecnologias, além de colocar os conhecimentos em prática. Espero também trocar experiências com os colegas, conhecer diferentes pontos de vista e aprender junto com todos ao longo dessa jornada.

Estou muito animada para começar essa nova etapa e espero que seja uma experiência de muito aprendizado e crescimento para todos nós.

Desejo sucesso a todos no curso!

por JESSICA BRANDO NERI DA SILVA Estudante 2026.2 DS | -
Olá, sou Branda Zami.

Atualmente arte educadora mas sou aspirante a programadora. Escolhi esse curso pois quero me aperfeiçoar na área. Sou baiana mas moro em Recife.

Espero fazer trocas potentes e construir uma jornada bonita de aprendizado nesse curso.

Mesmo sendo EAD espero construir projetos com a turma e desenvolver habilidades práticas, melhorando o currículo ✨

por GLEIDSON ROBERTO FERREIRA DA SILVA Estudante 2026.2 DS | -
Boa tarde meu nome Gleidson Roberto Ferreira da Silva, sou da cidade de Timbaúba-PE, sou aluno da Escola polo ETE- Miguel Arraes de Alencar. Durante minha experiência de aprendizado neste curso de Desenvolvimento de Sistemas pretendo me empenhar ao máximo para evoluir cada vez mais. Estou certo que a equipe de professores é excelente e estou gostando bastante do material que está sendo disponibilizado e das aulas referente a cada disciplina. Acredito que ao longo dessa jornada terei um ótimo crescimento pessoal e profissional. Desejo a todos um ótimo aproveitamento no curso.